quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A 'miséra' da empatia...


Putz, sejamos sinceros: Tem sentimento mais desagradável que a empatia?

Pra quem não sabe (mas obviamente já sentiu) a empatia consiste em:

“(...) perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, porém sem perder nunca essa condição de “como se”. A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro. Se esta condição de “como se” está presente, nos encontramos diante de um caso de identificação.”

-Vide Wikipédia -


Mas passando para uma linguagem mais usual, seria aquele sentimento desgraçado que aparece quando você vê alguém triste, ou em uma situação difícil e começa a sentir um aperto no peito como se você estivesse passando por aquilo. Ela pode também vir fantasiada de uma alegria ou alivio, por mais que seja legal, não deixa de ser falsa.


E a coisa pode piorar meus amigos. É quando essa tristeza chega de mãos dadas com o sentimento de impotência. Você vê, percebe, e ainda sente alguém em uma situação difícil, mas não pode fazer absolutamente nada para amenizar essa dor. Nem a sua e nem a dela.

Às vezes a gente nem percebe quando ela senta ao nosso lado, e com sua mão seca aperta o nosso músculo mor.


Mas e o motivo disso? Ou melhor, e a solução para isso? Infelizmente eu não sei. Requereria uma pesquisa mais bem feita. Apesar de não estar me apoiando em nenhuma para escrever aqui, somente no que eu, infelizmente e sem vergonha alguma, assumo que sinto.

E quando isso brota de alguém totalmente desconhecido. Aí fica mais difícil ainda de entender. Um estranho, com sua historia de vida totalmente indiferente a minha consegue me deixar pra baixo o dia todo. E sem a intenção de fazer isso.


Mas, será que realmente é necessário entender? Não bastaria apenas sentir?


Agora o que você deve estar se perguntando...

Por que diabos eu estou escrevendo isso.

Se eu dissesse que é um desabafo a resposta estaria incompleta.

Mas definitivamente não sei como completá-la O.o’


Agora aqui vai só um conselho para amenizar essa dor falsa... Sinta-a e tente aprender tudo que puder com ela, pois é esse, brotha, o motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário